30/07/2012

Excesso de Timidez o mal que me atormenta

 

Oi gente andei sumida né ,*)  essa semana foi muito corrida não deu tempo de atualiza, mais vamos ao que interessa o poste de hoje, resolvi fala um pouco sobre timidez esse meu carma que me atormenta bastante me impede de me expressa, sempre penso que sou culpada de tudo tento agradar a todos e nunca falo em publico e por ai vai :0 vou confessa que ter feito esse blog me ajudou muito aos poucos estou conseguindo expressa meus sentimentos nem que seja por meio do blog mesmo já tenho amigas por aqui ...Quando estou por aqui mi sinto muito bem é a melhor hora do dia, sem duvidas.
Estava pesquisando na net e encontrei um site e lá uma psicologa fala sobre esse assunto abaixo um pouco para vocês:
 Falando de timidez
Timidez é um bloqueio à expressão, uma dificuldade de assumir-se e mostrar-se verdadeiramente. Uma pessoa é extrovertida quando sua energia é orientada predominantemente para fora, para o mundo externo. É, ao contrário, introvertida quando essa energia é predominantemente orientada para dentro, para o interior da pessoa.
Introversão não é o mesmo que timidez. De forma geral, entretanto, as pessoas introspectivas costumam receber o rótulo de tímidas e são muitas vezes desvalorizadas por essa condição.
Vistos como problemáticos, isolados, de difícil relacionamento, os introvertidos tendem a se perceber também de forma negativa e muitas vezes tentam ser extrovertidos. Extroversão, culturalmente, transformou-se num valor, num bem a ser adquirido, numa aspiração. O mercado de trabalho, altamente competitivo, que busca profissionais com perfis de liderança geralmente atribuída aos extrovertidos, contribui para esse pensamento.
A timidez não tem relação direta com introversão ou extroversão, podendo aparecer nos dois tipos, e não é uma prerrogativa dos introvertidos. Ambos os tipos podem apresentar dificuldades com a exposição de si mesmo. Acontece bastante que extrovertidos, por dificuldades internas, pouco ou nada revelam de si mesmos, adotando comportamento falante e brincalhão, camuflando a timidez. Muitas vezes são superficiais na comunicação e nas relações interpessoais, tendo dificuldade de enfrentar questionamentos mais profundos. Sem dúvida alguma, apesar de não demonstrarem, apresentam também inseguranças, baixa autoestima, mas, ao contrário dos introvertidos tímidos, ocultam a timidez.
Timidez é um bloqueio à expressão, uma dificuldade que a pessoa tem de se expor, acompanhada frequentemente de baixa autoestima. Tem características de complexo, pois envolve vários aspectos da psique do indivíduo.
A timidez e os sentimentos de baixa autoestima têm características  de um complexo quando estão presentes na história de vida do  indivíduo.
O que seria complexo?
Os conteúdos psíquicos afetivamente acentuados, isto é, os conteúdos que têm valor ou importância para a pessoa que os apresenta se denominam complexo. O complexo é constituído de um elemento central e vários elementos associados a este núcleo. Ao acontecer um fato especialmente significativo, afetivamente acentuado com o indivíduo, é gerada uma grande carga de energia psíquica que atrai para si vários conteúdos psíquicos em torno do núcleo central, formando o complexo.
A timidez não é nem simples e nem fácil de ser superada. Tem influência profunda sobre áreas diversas e significativas da vida das pessoas envolvidas. Interfere na percepção que o indivíduo tem de si mesmo e dos outros. Impossibilita a realização plena de seus potenciais. É um verdadeiro câncer psicológico com consequências, muitas vezes desastrosas. Deixa a pessoa vulnerável a uma avalanche de sentimentos destrutivos e atitudes impulsivas. Encarcera a criatividade e a espontaneidade. Mina as esperanças, os sonhos, a vitalidade, os desejos e os anseios, manifesta-se em depressão. 

Creditos: (www)

(*) piscóloga clínicasandrasba@uol.com.br

7 comentários:

  1. Eu sou muito timida mesmo em excesso .
    Seguindo, ,retribui ?

    meus-pensamentos.com

    ResponderExcluir
  2. Oiie, sou super tímida. Isso é um pouco ruim pra mim sabe ?
    Mais estou tentando tirar um pouco essa timidez de mim KKKK'

    Bezoos, Marii *-*
    http://mundoo-cute.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou mais tímida com que não conheço, mas com minhas amigas até que não sou tanto!
    Beijos

    blogmodaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eu sou muito tímida, isso me atormenta esse excesso'
    s2hay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sou timida quando tem muita gente.
    http://blogmuitofofodaaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca sofri de timidez não *----*

    Tem selinhos pra vc
    http://blogueirarebelde.blogspot.com.br/2012/07/recebi-mais-selinhos.html

    ResponderExcluir
  7. Eu sou muito tímida com pessoas que eu não conheço, mas com algumas pessoas eu não sou!
    Roose você pode fazer um cabeçalho pra mim??? O tamanho é 960x300
    (é para o lay novo que eu estou fazendo para o blog, mas é para quando ele fizer aniversário)
    http://soparaasgarotas1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

✓Faça um comentário que tenha relação com o post;
✓Seja educada (o) comigo;
✓Ao comentar, deixe o link do seu blog no final para que eu possa retribuir a visita e o comentário assim que possível.
✓Se deseja fala comigo,criticar ou sugerir solicite o meu formulário de contato
✗ Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado a postagem